[Crônicas] · [Juliana Skwara]

2014, o ano do Purgatório

Se vocês leram o último post sabem que eu e o Ano Novo não combinamos muito. Acho que nunca senti tanto alívio quando o relógio anunciou que era meia – noite. E não foi porque 2014 foi um ano ruim, nem nada do tipo. Ao contrário, 2014 foi um dos meus melhores anos da minha vida. Só que aquele clima de nostalgia e textos enormes no Facebook estavam me irritando e decidi postar a minha retrospectiva nos primeiros dias de 2015. O Grinch atacou em mim.

E querendo ou não, todo mundo faz uma análise da sua vida durante o ano no último dia e eu também fiz a minha. Só que isso deixa pra outro post, vai ficar longo demais. Hoje eu queria falar sobre uma das melhores coisas que aconteceu em 2014. Esse foi um dos motivos pelo qual, como diria Marshall Eriksen foi um ano awesome.

Apesar de ter mais de mil amigos no Facebook, sou uma pessoa realista e sei que amigos atualmente é um artigo raro, souvenir. Queria acreditar que todos que estão ao meu redor realmente se importam comigo, mas não sou hipócrita. Eu sei que as coisas não funcionam dessa forma. E eu me lembro que em Janeiro de 2014, a Yasmim me convidou pra participar de um grupo no WhatsApp chamado “Purgatório Literário”. Um grupo só de blogueiras, viciadas em livros, super legais e alto astral. 2013 não tinha sido um ano muito bom no campo de amizade e como boa aquariana que sou, decidi me arriscar. Eu sei que grupos no WhatsApp se tornaram bem populares por conta da época tecnológica que vivemos e que isso não quer dizer muita coisa, mas o Purgatório Literário superou todas as minhas expectativas. O grupo me mostrou novamente o valor de uma amizade.

Quando entrei, tinha superado muitas coisas que aconteceram em 2013 e pretendia mudar algumas coisas.  Colocando na balança sentimentos e pessoas. Nem recalque, inveja ou qualquer palavra parecida. Eu estava farta de pessoas egoístas. Sempre odiei os “amigos falsos” que só te procuram quando precisam, te ignoram quando você precisa deles e quando estão bem, pouco se importam em dividir a alegria. Estava cansada de servir como psicóloga pra pessoas que só me procuravam pra reclamar do ex – rolo, pra elevar a auto estima ou porque precisava que eu fizesse alguma coisa por ela. Quase nunca essas pessoas me perguntavam se eu estava bem, o que tinha acontecido na minha vida e etc. Eu merecia amizades melhores. Foi aí que as coisas começaram a mudar.

Um ano depois, lembro com carinho de como tudo começou. Fiz amizades incríveis que me ensinaram diversas coisas. São muitas conversas, confissões, troca de ideias, alegrias, histórias, músicas, show’s e tristezas que dividimos. Essas meninas já fazem da minha vida. Lembro que cheguei de mansinho e quando vi, fui me cativando pelo jeito de cada de uma de ser. Pessoas apaixonadas por livros que tinham muita coisa em comum e ao mesmo tempo, tanta coisa diferente. Todas me ajudaram indiretamente no meu crescimento pessoal.

Mesmo que a distância e sem conhecer algumas pessoalmente, a nossa amizade fortaleceu. Um laço de respeito, camaradagem e carinho. Ás vezes fico um tempo sem escrever algo no grupo e acontece alguma coisa que me dá vontade de correr e contar pra elas. Já desabafei muitas vezes e naquele momento, não parecia existir km’s entre nós. Eu sentia como se estivessem do meu lado.

Mesmo sem poder ir a Bienal de SP que rolou o primeiro encontro do grupo, ainda que a distância, sem nos conhecer pessoalmente, sem nos falar todo dia ou conversando através do whatsapp ou blogspot, todas me marcaram. Redescobri que é possível ter amigos, rir, desabafar, discutir e fazer as pazes novamente.  Amigos ainda existem e os meus estão distribuídos em cada cantinho do País. E eu espero Yasmim, Sarah, Cássia, Jacqueline, Ju Lira, Ju Zanotti, Kim, Luara, Máh e Luciana que continuemos a cada dia mais unidas, surtando por livros, comemorando o amor,  a nossa amizade ou rindo dos papos malucos que rolam na madrugada. Vocês fazem parte de mim. Amo muito vocês!

Eu sei que ainda vamos conseguir nos reunir um dia, vai ser apoteótico e vai render mensagens e histórias pra mais de um mês. E eu torço pra que isso aconteça logo.  Tem muitas histórias para serem escritas.

Feliz 2015 Purgatório Girl’s. Não tenho dúvidas de que será um ano fantástico!

 

O dia em que conheci a Máh. Existe amor em SP ♥
O dia em que conheci a Máh. Existe amor em SP ♥
O dia em que conheci a Sáh e matei saudades da Yas ♥
O dia em que conheci a Sáh e matei saudades da Yas ♥
O dia em que teve Bienal e não pude ir. Prometo recompensar no futuro ♥
O dia em que teve Bienal e não pude ir. Prometo recompensar no futuro ♥ Foto roubada da Ju Zanotti
Mais Bienal em SP. Foto roubada da Ju, que nos deixou por dentro de tudo que acontecia na bagunça ops feira literária haha
Mais Bienal em SP. Foto roubada da Ju, que nos deixou por dentro de tudo que acontecia na bagunça ops feira literária haha
Anúncios

2 comentários em “2014, o ano do Purgatório

  1. AF SUA LINDA! Nem preciso dizer que me emocionei com o texto, né não? Só tenho a agradecer a cada uma por me proporcionarem essa amizade verdadeira! 2015 será nosso ano tbm! E 2016, 2017, 2041… PORQUE AMIZADES ASSIM NÃO SE ABALAM COM O TEMPO/DISTÂNCIA ♥

  2. SK não somos de maneira nenhuma perfeitas, mas sei que juntas somos algo. Nem sempre se dando bem, nem sempre concordando mas sempre se apoiando. Li seu texto hoje, e estou envergonhada por isso, sinto que de alguma forma eu acabei me excluindo de tudo e me deixando a margem, mas vc me fez me dar conta que não somos muito sem as pessoas que estimamos. Sou complexa, sou chata na maioria das vezes, tenho um gênio assustador as vezes, mas tenho muito carinho por todas vocês. Preciso ainda aprender muito e sei que vocês podem me ajudar com isso. Desculpe por momentos em que fui estranha, desculpe por as vezes não ser exatamente o que vc e as meninas precisam, só quero que saiba que vc tem um cantinho aqui nesse meu mundo estranho. Amo vcs purgirls!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s