Abracadabra (Hocus Pocus – 1993): Especial de Halloween

abraca

Abracadabra é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Se você frequenta o meu site há um tempo, já devia fazer ideia disso. Já falei sobre ele anteriormente e acho que nunca vou me cansar de falar. Abracadabra (Hocus Pocus) é um filme da Disney de 1993 e é um clássico não só do cinema, mas também do Halloween. É aquele filme que deve sempre ser citado e lembrado, amo de um jeito que as pessoas não fazem ideia!

Após se mudar para Salem, Massachusetts, o adolescente Max Dennison explora uma casa abandonada com sua irmã Dani e sua nova amiga Allison. Depois de não acreditar em uma história que Allison conta – que um virgem ao acender a vela da chama negra pode trazer bruxas que foram condenadas de volta a vida -, Max acidentalmente liberta um grupo de bruxas más que morava na casa. Agora, com a ajuda de um gato mágico, as crianças devem roubar o livro de magias das bruxas para impedi-las de se tornarem imortais.

abracadabra

O filme é dirigido por Kenny Ortega, uma lenda do cinema, responsável por grandes produções como High School Musical, Descendentes e This is It do Michael Jackson. Todo grande musical tem o toque de Kenny. A narrativa também conta com um elenco de peso como Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy na pele das irmãs Sanderson.

Uma das coisas que mais amo em Abracadabra é o clima caloroso de filme de sessão da tarde + Halloween. Muito antes das produções bruxas se tornarem famosas como Jovens Bruxas e A Bruxa de Blair, Abracadabra rompia grandes barreiras na telinha do cinema e introduzia uma mitologia própria, incorporando a wicca no imaginário da cultura pop.  Me lembro de tardes em frente a TV assistindo encantada com todo aquele apelo visual e a trama tão rica. O longa é voltado para o público infantojuvenil, mas é o típico filme family friend.

Eu simplesmente amo tudo nesse filme. Tem sobrenatural, suspense, comédia e a fotografia também é sensacional. A história se passa em uma noite de Halloween, nos Estados Unidos essa comemoração se passa no Outono, um período marcado por folhas secas e caídas e em tons alaranjados. O que contribuí ainda mais para o clima de dia das bruxas. Outro detalhe interessante foi a inclusão das personagens no século XXI. É muito cômico a forma como elas interagem com essa nova época, a modernidade e seus novos costumes. E o filme não deixa a desejar, porque como um bom filme de bruxas, não falta um gato falante que na verdade é um garoto enfeitiçado e um zumbi que elas fazem voltar a vida com um feitiço. O filme tem várias referências, desde a cultura pop (como a fantasia icônica de Madonna) e a história se passar em Salem. Existe algo mais bruxo do que isso? lol

iamcalm

 

As bruxas apesar de claramente terem uma natureza sombria, amizade com satã e fazerem muitas coisas erradas – como sugar almas de crianças – são muito cômicas. Winifred é a irmã mandona, líder do clã, enquanto a Sarah é a bonitona que gosta de seduzir os jovens rapazes e Mary, a típica atrapalhona que pode colocar tudo a perder. As três são super diferentes uma da outra, mas suas diferenças as completam, uma vez que o trio é ligado por uma coisa em comum: sugar a alma de criancinhas e dominar o século XXI com a sua bruxaria.

Uma das coisas que mais amo nesse filme é o conceito familiar. O protagonista Max é o típico adolescente revoltado que está chateado por ter se mudado e se afastado dos amigos. Ele está na adolescência e obviamente sente essa mudança. Ele tem muitos atritos com a sua irmã menor Dani e esse acontecimento acaba ligando os dois e revendo seus conceitos de amor, família e amizade. É muito fofo. Pra completar tem a presença da Allison que faz com que Max acabe imergindo nesse universo de Halloween na história. E rolando um climinha entre os dois que acabam se apaixonando. No meio dessa aventura, eles se deparam com Thackery Binx, um rapaz que foi enfeitado pelas bruxas cuja irmã também foi uma das vítimas fatais das bruxas e ele os ajuda a enfrentá-las nessa noite de terror e confusão. Através de Thackery, Max também repensa a sua posição como irmão e percebe a importância da sua pequena irmã e traz a tona a responsabilidade como família.

Hocus-Pocus-vinessa-shaw-38112551-640-355

 

Outra coisa bacana desse filme é que ele é musical. Como boas bruxas, as irmãs Sanderson cantam para seduzir e encantar. Como não se lembrar de um dos melhores momentos do filme? Quando elas cantam I Put A Spell On You, na festa de Halloween na Prefeitura da cidade. Eu sou apaixonada por essa parte, é um dos meus momentos favoritos que não me canso de rever. Elas deram uma versão mais animada, cômica e meio bruxesca. Impossível não se apaixonar.

 

Abracadabra se tornou um clássico da cultura pop e inspirou muitas outras produções e como disse lá em cima, já faz parte da cultura do dia das bruxas. Recentemente surgiu na internet que a Disney faria um reboot ou uma continuação. A notícia é maravilhosa, mas não faz muito sentido. Comentei isso com outros fãs que concordam. A Disney de 1993 não é a mesma que atualmente. A emissora se focou em produções mais infantis e padronizadas, o que não era muito comum naquela época. Então acredito ser bem complicado fazer um reboot em que um garoto de 15 anos, virgem acende a vela da chama negra e bruxas assassinam criancinhas. A Disney com seus padrões familiares com toda certeza mudaria a linguagem do filme e consequentemente a essência dele. Pode ser bacana por trazer um novo público, mas ao tempo problemático.

Independente disso, Abracadabra é um daqueles filmes irresistíveis para assistir em qualquer época do ano e merece mais do que nunca, uma menção honrosa. Se você quer entrar no universo do Halloween, Hocus Pocus é a melhor forma de entrar na montanha russa de emoções sobrenaturais.

Espero que tenham curtido o post. Esse é sem dúvidas um dos posts que mais esperei para fazer e estou muito feliz de compartilhar com vocês 👻 🎃

Boa noite,

Fiquem firmes sempre. Estamos juntos ❤

Beijos,

Ju

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s