Bruxas, Editora Rocco, Fantasia, Infantojuvenil, Literatura, Livros, Outono, Teen, Young Adult

Kate Somente (Erin Bow)

kate-livro2

Uma jovem órfã com poderes mágicos é perseguida pelos moradores do vilarejo onde vive desde que uma misteriosa névoa encobriu os campos, arruinando as colheitas e espalhando medo, fome e doenças. Tendo seu gato como único companheiro, Kate não pensa duas vezes quando recebe uma inusitada proposta: em troca de sua sombra, o misterioso Linay oferece à menina a chance de fugir dali e encontrar um novo lar e uma nova família. Mas será que Kate será capaz de viver sem sua sombra para sempre? Romance de estreia da canadense Erin Bow, Kate somente é uma adorável história de magia e amadurecimento.

 

downloadDescobri Kate Somente por acaso. Encontrei em uma livraria e foi amor imediato. Primeiro por causa dessa capa que é uma das coisas mais lindas que já vi na minha vida e segundo por conta do conteúdo. Assim que bati o olho senti que se tratava de uma fantasia envolvendo bruxas e não me decepcionei!

Para começar, Kate Somente é um livro único, escrito por Erin Bow e publicado pela Editora Rocco. Esse detalhe despertou a minha atenção, principalmente no momento que foi publicado, em que séries de livros tomavam conta das bancadas das livrarias, isso é um feito e tanto. Amo séries, mas vamos combinar que livros únicos podem ser incríveis também. Nada melhor do que uma história com início, meio e fim.

O livro narra a trajetória de Kate, uma garota que é filha de um entalhador muito talentoso. Assim como o pai, a garota desde nova demonstrou herdar o mesmo dom que ele, se não de forma melhor. Eles viviam na pequena cidade de Samilae e apesar de viverem bem, os outros moradores não viam o dom da menina com bons olhos. Acontece que Kate é uma garota com uma aparência exótica. Ela tem nariz grande, sobrancelhas grossas e cada olho de uma cor. O que fazia com que os habitantes desconfiassem que ela era uma bruxa. E com a ameaça de qualquer boato de bruxaria, ela corria risco de vida. A menina sonhava com os planos para o futuro que fazia ao lado do pai, que infelizmente foi impedido quando a febre da bruxa chegou na cidade levando o seu pai, que infelizmente faleceu. Órfã e sozinha, Kate tem que deixar a casa em que vive quando um novo entalhador chega tendo que viver na rua. A menina então passa a viver na antiga banca do pai na feira da cidade e vende seus talimãs de madeira, que todos acreditam que afastam coisas ruins.  No meio do caminho, ela esbarra com uma ninhada de gatos e acaba adotando um que chama de Braque. Apesar da vida sofrida, Kate tenta de todas as formas sobreviver, seja fugindo das pessoas que tentam atacá-la ou de quem tenta passar a perna nela. Até que Linay chega a cidade e tudo vira de cabeça para baixo. Ele promete muitas coisas e Kate acaba acreditando. Ela troca sua sombra por várias coisas que precisava e ainda ganha um gato falante. A partir daí, Kate não se sente tão  sozinha, mas aprende que não ter uma sombra pode custar um tanto caro. (Essa parte me lembrou a série Sempre Bruxa, atualmente na Netflix. Será que possui alguma ligação, seja na história ou na mitologia? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.)

Kate Somente é um livro extremamente lindo. A narrativa é fluída e envolvente. A história é muito poderosa e carrega um tom místico muito forte. A autora vai no fundo ao retratar essa questão da bruxaria, mas de uma forma muito lúdica e em alguns momentos beira ao poético, o que é lindo de se ler. Durante a leitura sofri em vários momentos pela Kate. A vida da bichinha é sofrida e a autora consegue captar isso muito bem, trazendo mistério e um tom sombrio. A personagem enfrenta preconceito e perseguição, mas em nenhum momento, sua personalidade se torna mais bruta. Muito pelo contrário, ela passa por tudo isso se tornando mais forte e mais radiante. Escolhendo lutar ao invés de se entregar aquela realidade, Kate não desiste de correr atrás dos seus sonhos e sobreviver. A personagem é apenas uma garota, mas se torna tão forte e imensa, que com todos esses acontecimentos, ela cresce e parece ser muito mais velha do que é. O que é lindo e inspirador. A interação entre Kate e Braque é outro ponto importante. A química que os personagens possuem é incrível. Ao lado de Kate, o gato falante dá força para a amiga continuar. Ele é um ponto de salvação em meio a tanto caos. Mais uma vez uma história fantástica cumprindo o seu papel ao fazer um paralelo com a realidade e carregando lindas lições para os leitores. Kate Somente não é apenas uma fantasia, mas também uma história sobre amadurecimento.

Esse foi um livro que encheu o meu coração de amor e se tornou um dos meus favoritos da vida. A lição que a personagem passa é tão incrível, forte e inspirador que é impossível ler e não se emocionar. O livro é uma leitura muito colorida também. Como falei anteriormente, é uma história muito mística e a autora consegue descrever esses elementos e colocar essa atmosfera tão presente no livro que nós conseguimos visualizar perfeitamente bem os cenários e situações da história. Terminei emocionadíssima e com a sensação de que deveria levar esse livro para a frente. Também queria destacar que é um livro incrível para ser lido no Outono. Ele remente muito essa época e acredito que ao ler nesse tempo, vai tornar a leitura ainda mais mágica. E vocês, o que acharam? Já leram alguma vez esse livro? Se vocês forem ler, não se esqueçam de passar por aqui e me contar. Vou adorar saber o que acharam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s