Autoajuda, Autoconhecimento, Budismo, Criatividade, Espiritualidade, Ficção, Histórias, Inspiração, Místico, Meditação, Misticismo, Podcasts, Teorias da conspiração, Terror, Uncategorized, Zen

Nas ondas dos podcasts

e070bf0295eb8aee091e1da7d5c184b4Sempre gostei muito de podcasts, gosto do clima intimista e a oportunidade de ouvir quando e onde eu quiser. Apesar de ser algo relativamente novo (não tanto para os gringos), eles me lembram a época que os programas nas rádios bombavam. Nós assistindo, sem ver a galerinha que era entrevistada ou comandava. E ainda tem o fato de que podcasts possuem mais liberdade nos assuntos que canais mais tradicionais como youtube, etc. E tem assunto para todas as tribos, o que é ótimo para uma pessoa como eu que tem personalidades bem distintas convivendo no mesmo espaço. Amo poder ouvir enquanto estou realizando alguma atividade ou apenas para relaxar. Separei os meus favoritos, que estão sempre na minha playlist e eu acredito que vocês vão curtir demais conhecer. Tem de tudo um pouco: autoconhecimento, ficção, criatividade, espiritualidade. Fica a critério de vocês escolher o seu favorito.

 

Compartilhando histórias do Aplicativo Zen é um dos meus favoritos. Comandado por Juliana Góes, youtuber, escritora e influenciadora, ela recebe seus convidados com temas como autoconhecimento, saúde mental, espiritualidade como pano de fundo. Os episódios são muito bons e uma delícia de ouvir. A Ju é muito tranquila, conduz muito bem e a gente sempre tem a sensação de estar em uma conversa entre amigos. Tenho vários episódios favoritos, mas indico vocês irem conferir por conta própria. Por se tratar de temas mais abrangentes como autoconhecimento, acredito que vai mais de uma perspectiva mais pessoal a escolha do episódio.

 

Universo Criativo é um podcast comandando pela youtuber Fernanda Longoni e Amanda Longoni, irmãs que comandam a marca Femingos Empório criativo. A Fernanda é estudante de design e no seu canal Femingos aborda temas como criatividade e autoconhecimento sob uma perspectiva mais artística e ao lado da irmã no podcast,  abordam vários temas e questões muito interessantes. Também recebem convidados ou às vezes só as duas. Mas sempre em um clima divertido e descontraído, fico abismada com as duas são tão autênticas e divertidas. É aquele podcast que você vai se sentir inspirado e com o coração quentinho depois de ouvir. Para quem é artista, é um espaço incrível para se alimentar de criatividade, ideias e inspirações.

 

O Podcast Iluminação Diária da página Sobre Budismo é um podcast sobre Budismo (dãh) e que traz várias reflexões sobre espiritualidade, vida, dia a dia, filosofia e existencialismo. Uma coisa que eu adoro é que ele não tem um tempo exato. Tem episódio com sete minutos, cinco ou quarenta. O que é ótimo e não compromete muito o seu tempo, dependendo do que você esteja fazendo, mas ao mesmo tempo o podcast cumpre com o que se compromete, independente de ser um episódio longo ou não. Eu amo acordar e ouvir logo pela manhã. Dá uma vibe muito gostosa. A gente já começa o dia energizado.

 

Conheci a Roberta Vicente quando ela ainda falava de livros no seu extinto canal Pilha de Cultura. Com o tempo, ela passou a abordar outros temas como cristianismo, autoconhecimento e por ai vai. Recentemente lançou o seu podcast  A Jornada e discorre sobre vários temas. Apesar de não ser evangélica, eu e ela temos um gosto comum para livros (que ela aborda bastante no podcast e em seus vídeos). Ela traz várias reflexões interessantes e assim como a Ju Góes, a Roberta tem uma voz leve, um jeito bem tranquilo, o que torna o podcast bom de ouvir. Adoro ouvir no final da tarde enquanto tomo o meu café olhando o pôr do sol.

 

Conheci o podcast Welcome to Night Vale há muito tempo, na época em que lançou o livro com o mesmo título. É um podcast apresentado como se fosse um programa de rádio do povoado fictício de Night Vale, com reportagens, notícias e avisos sobre os acontecimentos estranhos que acontecem naquele lugar que fica no meio do deserto. Cada episódio é uma história diferente como se fosse uma série e o livro tem total ligação com o podcast e tem os mesmos personagens. A série foi criada em 2012 por Joseph Fink e Jeffrey Cranor, o protagonista e apresentador se chama Cecil Palmer e é interpretado por Cecil Baldwin. A ideia para o podcast surgiu no meio do deserto, onde todas as teorias da conspiração eram reais e que esse foi o ponto de partida do projeto. Para quem curte ler, fantasia e obras no estilo Neil Gaiman, vai pirar com Nigh Vale. O podcast tem todo um climinha estranho, mas o Cecil tem uma voz super tranquila, bem radialista. Eu viajo com as histórias. Gosto de ouvir antes de dormir, numa noite tranquila, bem relaxante.

 

O Pode Entrar é um podcast dedicado a discutir vampiros na ficção, ou seja não vai faltar livros, séries, filmes e referências da cultura pop. Apresentado pelas escritoras Barbara Morais, Solaine Chioro, Laura Pohl e a agente literária Taissa Reis, elas conduzem muito bem o podcast repleto de histórias. Como boa fã de histórias de terror, não podia deixar de ouvir. Eu gosto que no podcast tem de tudo, desde discussão sobre as obras na ficção até curiosidades, sempre levantando temas importantes no gênero. É muito criativo e inspirador. Para a galerinha que curte o gênero, vale a pena conferir e poder matar saudades de algumas produções e conhecer coisas novas.

Todos esses podcasts estão disponíveis no Spotify que é onde acompanho, mas acredito que estão disponíveis em outras plataformas. Espero que vocês tenham gostado das minhas indicações e que possam dar uma chance para algum deles. Acho todos bem viciantes, ótimos como válvula de escape no dia a dia e também uma fonte de aprendizado. E vocês, tem costume de acompanhar algum podcast? Quais? Podem me indicar, sou super aberta para conhecer coisas novas.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s