Autoajuda, Autoconhecimento, Budismo, Espiritualidade, Hinduísmo, Mantras, Místico, Meditação, Misticismo, Zen

A arte da meditação

20638651_10207693197646671_875143734441066321_n

                         Seu corpo é um templo. Cuide dele como se fosse a sua igreja ✨

Iniciei a prática da meditação em 2017 e foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. A meditação é uma prática muito comum, mas que nunca me imaginei praticando. Uma série de fatores me levou a esse caminho e isso inclui um interesse em desenvolver a minha espiritualidade e por conta das minhas crises de ansiedade com o final da faculdade. Quero ressaltar que não sou uma especialista no assunto, apenas uma praticante e que se você tem sinais de ansiedade, depressão, crises de pânico é importante em primeiro lugar procurar um profissional que possa avaliar o melhor tratamento, como eu fiz. A meditação surgiu como um complemento e mudou a minha vida. Transformou ela para melhor.

A meditação consiste em manter a calma e viver o momento presente, um momento com você. A meditação ajuda a manter o equilíbrio interior e com isso ter uma vida com mais presença e tranquilidade. As pessoas procuram por muitos motivos: ansiedade, correria, melhora da autoestima. Não importa o motivo, qualquer pessoa pode meditar. Você não precisa ter uma religião para meditar e também não tem problema ter uma religião. Para meditar é importante se desconectar do mundo exterior. Longe do celular, da gritaria, das atividades frenéticas. Procure um lugar calmo para realizar a meditação, um lugar onde possa meditar sentada ou deitada e possa se conectar com você. Existem diversas meditações desde a guiadas (que eu amo) e as não guiadas por meio dos mantras. O importante é esvaziar a mente, de pensamentos, ideias. Parece ser algo difícil e no começo pode até ser para algumas pessoas, o que é completamente normal, mas com a prática, isso vai se desenvolvendo e você passa a se conectar mais rápido com o estado meditativo. Vejo muitas pessoas comentando que pensamentos aleatórios surgem nesse momento e quando isso acontecer, o ideal é não se afastar. Mas sim, deixar a ideia passar e quando passar, você vai deixando a sua mente leve e tranquila.

“Meditar é prestar atenção às mínimas coisas ao seu redor; é atentar calmamente para os detalhes. Se, ao meditarmos, tivermos em mente que tudo é passageiro – coisas boas e coisas ruins, principalmente -, naturalmente passaremos a não nos deixar afetar por problemas. Pode parecer complexo em um primeiro momento, mas é bem simples.”

   Blog do Aplicativo Zen

A meditação também auxilia muito na questão da respiração. Através do exercício diário, seu modo de respiração vai melhorando e ajuda a se manter no momento presente, observando e aproveitando mais o agora e não ansioso pelo futuro e pelos compromissos/ atividades que tem que fazer. E isso me ajudou muito na questão da ansiedade, me ajudou a viver mais o agora, a ser mais grata e ter mais calma e resiliência com as ações no futuro. Esse hábito me trouxe mais conforto, mais tranquilidade, paz e paciência não apenas comigo, mas com os outros. É um exercício diário que te ensina a olhar pra fora e olhar para o presente de maneira mais positiva, mais grata enxergando o lado bom das coisas. Luz e sombras sempre vão existir, somos compostos de dois opostos e cabe a gente saber equilibrar e compreender a nossa essência, os nossos sentimentos. Acima de tudo, meditação é uma prática que nos ensina a ter uma vida melhor, através dos mantras e afirmações positivas.

Esse post é para ter sido feito há três anos, mas só agora consegui botar pra frente. Sei que no momento que estamos passando há muitas pessoas por aí, ansiosos e sofrendo e acho que seria muito bacana se pudessem praticar a meditação para isso ajudar no dia a dia, a conseguir realizar as suas atividades, a dormir melhor, a ter uma vida mais produtiva e saudável. E claro, cuidando e tratando dos seus pensamentos, dos seus hábitos e relações.

Aproveitando essa oportunidade, vou compartilhar alguns canais por onde costumo meditar e podem ajudar vocês a conhecerem mais sobre essa filosofia de vida.

 

Já falei anteriormente da Juliana Góes por aqui. Ela é a youtuber que eu mais acompanho – pode se considerar a favorita rs – e ela possui várias meditações guiadas no seu canal, junto com as meditações que você encontra no aplicativo Zen no qual ela é confundadora. A Ju tem uma voz bem tranquila, ela é toda didática, o que ajuda muito nessa prática. De todas que experimentei, as meditações dela são as minhas favoritas. Lembrando que agora nessa época de pandemia, o Zen está com várias meditações guiadas liberadas de graça. Só ir lá conferir.

 

Acompanho o Luz da Serra faz um tempo e eu amo o trabalho que o Bruno Gimenes e Patrícia Cândido realizam por meio do canal no youtube. Eles são escritores e professores e produzem vídeos, conteúdos, cursos sobre essa temática de autoconhecimento que são super interessantes. O conteúdo deles é super esclarecedor e a meditação super relaxante. Muito válido conferir também.

 

A Gabriella Staff é uma influenciadora que acompanho há muito tempo e o seu canal é uma delícia. Lá ela aborda vários conteúdos como autoconhecimento, espiritualidade, bem estar e também tem vários vídeos com meditações. Ela também tem uma voz super doce, o que ajuda muito a entrar no processo de estado meditativo. Para quem está começando ou quer começar a meditar, ela tem um vídeo onde explica como começar a meditar e você pode conferir aqui.

Eu espero que vocês tenham gostado do post que foi feito com muito carinho e espero ter ajudado alguém. É muito bom a gente estar de bem com a gente, estar com a saúde mental bem e equilibrada por mais difícil que seja em alguns momentos. Que tenhamos fé, paciência e sabedoria para lidar com essa situação e sentimentos. Se permita sentir e fique bem. Somos todos um só.

“O Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s